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Dia Mundial da Água – Beba sem moderação

Dia Mundial da Água – Beba sem moderação

Bebida mais consumida do mundo. Barata e livre de calorias. Fundamental para o organismo. 60% do corpo de um adulto é composto dela. Recomendada por profissionais da saúde.

Inúmeros motivos para consumir águaConheça mais alguns:

Limpa o organismo. A cada 500 gramas de gordura que o organismo metaboliza, 550 gramas de um mix de resíduos tende a ficar acumulado. Precisamos dela para fazer a “faxina interna”.

Aumenta a resistência física. Ao praticar exercícios ou outra atividade que demanda muito esforço, transpiramos muito. Se não repusermos o líquido, o desempenho e o rendimento diminuem.

Previne cãibras. As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio na quantidade de água nos músculos, causando uma contração involuntária.

Protege contra pedra nos rins. Quanto mais água, mais o sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de eliminar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo.

Evita inchaço e retenção de líquidos. O consumo do líquido ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio – grande responsável pelo inchaço.

Melhora o funcionamento do intestino. A água lubrifica as paredes intestinais e auxilia a movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

Ajuda a emagrecer. O consumo de água aumenta a atividade no sistema nervoso e, assim, eleva o gasto de energia, promovendo a perda de peso. Além disso, ao beber água, conseguimos manter o estômago cheio, isso significa maior saciedade.

Mantém a pele jovem. A falta de água deixa a pele flácida e sem viço. Você mesmo pode testar se a sua pele está hidratada, basta belisca-la. Se ela demorar para voltar ao normal, significa que você precisa de mais água.

Protege os olhos. Os olhos são muito sensíveis a desidratação. Manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções.

Protege o coração. Ao beber água diariamente, o sangue fica mais diluído e flui com mais facilidade pelos vasos, diminuindo as chances de infartos e derrames.

Absorção de vitaminas. As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. Elas precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, já que são eliminadas pela urina.

Aumenta o tamanho dos músculos. A hipertrofia (aumento dos músculos) só acontece com a presença do líquido e de outros nutrientes como carboidratos, vitaminas e minerais no organismo.

Mata a sede. Nada melhor do que um copo de água para acabar com a sede. Além de hidratar e refrescar ela é isenta de calorias, sódio, açúcar, etc.

Eu não gosto de beber água. O que eu faço?

Nada substitui os benefícios da água natural. Mas quem não tem costume de bebe-la pode sentir dificuldade para fazer a mudança. Confira alguns truques:

  • Adicione frutas fatiadas, amassadas ou cascas para ganhar sabor. Exemplos: abacaxi picado, cascas de laranja ou limão, maçã picada, uvas, carambola, ervas como capim cidreira, hortelã, canela em pau e cravo.
  • Coloque um pouquinho de suco concentrado de frutas sem açúcar no copo de água.
  • Faça seu próprio refrigerante: Para cada litro de água mineral acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta.
  • Experimento as águas de cheiro. A água de rosas e a água de flor de laranjeira são alternativas bem conhecidas.
  • Refresque-se com chá gelado. As ervas em infusões podem ser usadas para outros fins, hortelã e alecrim para digestão, ou chá verde e de hibisco para efeito termogênico.

Qual é a quantidade ideal por dia?

Alguns profissionais afirmam que o ideal são 2 litros por dia/pessoa. Outros dizem que varia de acordo com o peso corporal, a cada quilo deve-se consumir 30 ml. Mas, na verdade, outros fatores devem ser analisados:

Quem pratica atividade física, por exemplo, precisa de mais água do que uma pessoa sedentária. A intensidade da atividade também precisa ser avaliada. Um corpo que pratica atividade física intensa elimina mais líquidos do que o que pratica atividade leve.

O clima é outro fator importante. Dias muito quentes pedem que a quantidade de água aumente como a temperatura. Organismos com o metabolismo acelerado necessitam repor o líquido mais do que os que são mais lentos.

Quem pesa 100 quilos precisa de uma quantidade maior do que uma pessoa que tem um peso corporal de 50 quilos.

Quem segue uma dieta equilibrada com frutas e verduras (alimentos que tem água), precisa de menos água do que alguém que consome muito sódio e, consequentemente, retém mais líquidos.

A avaliação mais importante a ser feita é pela urina. Se ela estiver escura, com forte cheiro e a frequência ao banheiro estiver menor, é sinal que o consumo precisa aumentar.

Fontes: Sites Minha Vida e Dr. Drauzio Varella

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