Blog

19 de Maio – Dia Mundial da Doação de Leite Humano

19 de Maio – Dia Mundial da Doação de Leite Humano

19 de Maio – Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Doe leite, salve vidas, compartilhe amor.

Algumas mamães produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras. A doação pode salvar a vida de milhares de crianças prematuras. O leite materno, armazenado nos bancos de leite humano, é utilizado para atender bebês prematuros ou doentes que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno.

É muito fácil doar. O Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo. Existem postos de coleta em todo o território nacional. Clique aqui para verificar o mais próximo.

Quem pode doar

– Para ser doadora de leite materno, a mulher deve estar plenamente saudável. Mães portadoras de doenças infectocontagiosas, como AIDS, não podem nem mesmo amamentar seus próprios filhos com o risco de contaminá-los.
– A doadora não pode fumar, beber ou tomar medicamentos que interfiram na amamentação.
– Antes da possível coleta, a doadora deve mostrar seu cartão de pré-natal e passar por uma avaliação clínica.
– Em alguns municípios, a coleta pode ser feita em casa; a mãe telefona para o serviço responsável e os profissionais vão até ela recolher o leite.
– Ao chegar ao banco, o leite passa por um rigoroso controle de qualidade, sendo pasteurizado para eliminar bactérias e vírus.
Para saber mais e tirar dúvidas, ligue para o Disque-Saúde: 0800 61 1997.

Leite Materno

O leite materno é completo. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos, mas a mãe ainda pode continuar amamentando. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

Vantagens para o Bebê

  • Proporciona uma nutrição superior e um ótimo crescimento
  • Fornece água adequada para hidratação
  • Protege contra infecções e alergias
  • Favorece o vínculo afetivo e o desenvolvimento

Vantagens para a Mamãe

  • Protege a saúde
  • Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal reduzindo o risco de hemorragia e anemia
  • Reduz o risco de câncer de mama e de ovário
  • Ajuda a reduzir o peso após o parto
  • Reduz o risco de diabetes
  • Ajuda a evitar uma nova gravidez

Atenção: O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao Banco de Leite Humano.

Aqui você confere mais detalhes sobre o assunto: como preparar o frasco, higiene pessoal antes da retirada, como guardar o leite coletado e muito mais.

Fonte: Ministério da Saúde, Sempre Materna, Orientações Médicas.co, Leite Materno.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *