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Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde e é celebrado todo dia 7 de abril. O princípio da organização é de que todo indivíduo deve ser capaz de exercer o seu direito ao mais elevado nível de saúde possível. Por isso, neste ano que a OMS completa 70 anos de existência, o slogan da campanha é “Saúde para todos”.

O que é necessário fazer para ter saúde?
Pesquisas comprovam que ter saúde é uma combinação de hábitos saudáveis e fatores genéticos. Os principais hábitos saudáveis são amplamente divulgados, mas é sempre importante relembrar:
– Consumir uma alimentação balanceada e saudável
– Beber água para uma hidratação adequada
– Dormir bem
– Fazer atividade física regular
– Ter atividades de lazer para controle do stress
– Manter o bom humor
– Cultivar bons amigos
– Realizar exames periódicos

Mas como incorporar estes hábitos em nosso dia-a-dia?
A mudança de hábitos é um grande desafio, mas é plenamente possível. Confira as dicas:
– Substitua um hábito ruim, por um hábito bom: simplesmente eliminar um hábito ruim é mais difícil do que substituí-lo.
– Tenha um propósito: defina porque você quer mudar este hábito, estabelecendo um propósito forte e bem definido.
– Escolha apenas um hábito de cada vez: tentar mudar diversos hábitos ao mesmo tempo geralmente não funciona.
– Comece com o mais fácil: como primeira mudança, escolha um hábito fácil, que não precise de muita força de vontade para fazê-lo. O sucesso na substituição deste hábito, incentivará novas mudanças.
– Identifique o gatilho, a rotina e a recompensa de seu hábito: observe em quais momentos você realiza o hábito, por quais motivos e o que recebe de recompensa.
– Planeje os detalhes: antes de começar, planeje com atenção o que você vai fazer e como a substituição do hábito vai funcionar na prática.
– Trace pequenas metas: divida o novo hábito em etapas. Se quer andar 10 km, comece com 500 metros e aumente gradativamente a cada dia.
– Sempre que completar seu objetivo, se recompense: a ciência já comprovou que as recompensas são os maiores reforçadores dos hábitos.
– Divulgue sua mudança: fazendo um compromisso público com familiares, amigos ou até em redes sociais você pensará duas vezes antes de não cumprir o combinado.
– Elimine as situações que te lembram dos velhos hábitos: se sair para bares com seus amigos te faz fumar, combine um outro passeio.
– Acredite que você pode mudar: mesmo que mudanças anteriores não tenham dado certo, tenha consciência de que você tem o poder de mudar sua vida.

Em quanto tempo é possível substituir um hábito?

Segundo estudo realizado pela University College of London, os hábitos podem levar de 18 a 254 dias para se formarem, e isso depende de fatores como a dificuldade de um hábito, a força de vontade da pessoa e também o sistema que ela utiliza para se manter ativa.

Fontes: Organização Mundial de Saúde, Cérebrofit, Estúdio da Mente.

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