Blog

Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do Coração

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e no Brasil.
A cada ano, mais de 17 milhões de pessoas morrem mundialmente. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final de 2018, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação.

Muitas vidas poderiam ser salvas com a inclusão de hábitos saudáveis e cuidados preventivos frente aos principais fatores de risco.
Com a finalidade de conscientizar a todos sobre a importância de cuidar da saúde do coração, a Organização Mundial de Saúde criou o Dia Mundial do Coração e entidades sociais promovem o Setembro Vermelho. Confira os principais fatores de risco e respectivas formas de prevenção para cuidar do seu coração.

COLESTEROL
– Adote uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e fibras.
– Opte por mais grelhados ou assados e menos frituras.
– Uma vida menos estressada diminui o risco de infarto e reduz o colesterol.
– A prática de exercícios físicos reduz os níveis de colesterol no sangue.
– Faça uso de medicamentos regularmente, se indicados por seu médico.

HIPERTENSÃO ARTERIAL
– Pressão arterial acima de 12 por 8 já é um alerta.
– A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento. Procure seu médico e faça uso de medicamentos regularmente.
– Tenha uma alimentação saudável, diminua o sal e evite excessos de bebidas alcoólicas.
– Mexa-se! A prática de exercícios físicos contribui para o controle da pressão arterial.

TABAGISMO
– O tabagismo é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo.
– Além de prejudicar a saúde do fumante, o hábito de fumar também prejudica a saúde dos familiares, pois a fumaça possui cerca de sete mil elementos químicos, sendo alguns desses cancerígenos.
– Pare de fumar e viva mais e melhor. Procure ajuda médica.

DIABETES
– Praticar exercícios físicos ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
– Mantenha um bom plano alimentar para evitar o risco de diabetes.
– Diabetes sem tratamento pode causar outras doenças, incluindo AVC (derrame) e infarto.
– Faça uso de medicamentos regularmente, se indicados por seu médico.

ESTRESSE
– Encare a vida com bom humor.
– Inclua em seu dia-a-dia atividades físicas, mentais e recreativas.
– Para eliminar o estresse, respire de forma lenta e profundamente.
– Tenha uma alimentação rica em cereais integrais, vegetais e frutas.
– Preserve suas horas de sono. O sono é fundamental para combater o estresse.
– Ao se sentir muito estressado ou com distúrbios da qualidade do sono, procure ajuda médica.

SEDENTARISMO
– O sedentarismo é a causa de doenças como a hipertensão, diabetes, aumento de colesterol e estresse.
– A prática de exercícios ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis, além de aumentar a energia e o bem-estar.
– Caminhadas diárias de 30 minutos são uma boa opção para começar.
– Inclua pequenas mudanças diárias, como trocar o elevador pelas escadas.
– Escolha uma atividade que mais combine com você e pratique regularmente.
– Combine uma alimentação equilibrada à prática regular de atividades físicas.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia, World Heart Federation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *