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Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – 27/07

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – 27/07

A data representa a luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.

O que é acidente de trabalho?
Segundo o artigo 19 da Lei Nº 8.213/1991, acidente de trabalho “é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Para a Previdência Social, também são considerados como acidentes de trabalho:
– acidentes ocorridos no trajeto de ida e volta entre a residência e o local de trabalho;
– doença profissional ou ocupacional: produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho e comum à determinada atividade, presente na listagem estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e da Previdência Social;
– doença do trabalho: adquirida ou desencadeada em função de um fator particular em que o trabalho é realizado e com que ele se relacione diretamente, não comum aos profissionais que exercem a mesma atividade.

Apenas as empresas com ambientes fabris devem se preocupar com acidentes de trabalho?
Os acidentes de trabalho ocorrem mais frequentemente em fábricas, por ser um ambiente que apresenta mais riscos, mas também existem diversas ocorrências em escritórios.

Confira algumas dicas de prevenção de acidentes no escritório:
– Adeque seu posto de trabalho de forma que você possa permanecer com uma boa postura e coluna sempre ereta.
– Realize pequenas pausas em seu trabalho, alongando as áreas de seu corpo que estiverem executando a tarefa, principalmente em atividades repetitivas.
– Mantenha o espaço de trabalho organizado, guardando caixas e materiais nos devidos lugares.
– Sempre feche gavetas e portas de armários.
– Ao subir ou descer escadas, use o corrimão.
– Tenha cuidado ao manusear cafeteiras e garrafas térmicas para evitar queimaduras.
– Não sobrecarregue tomadas com uso de extensões e adaptadores.
– Mantenha a atenção ao utilizar guilhotinas de papel.

Confira algumas dicas de prevenção de acidentes na fábrica:
– Antes de iniciar suas atividades, confira máquinas e equipamentos de trabalho, priorizando sua integridade e segurança.
– Sempre use os EPIs – equipamentos de proteção individual, que devem ser usados por lei no desempenho de atividades que oferecem algum tipo de risco.
– Mantenha plena atenção na atividade que está desempenhando.
– Caso tenha alguma dúvida para utilizar determinado maquinário, peça orientações antes de manuseá-lo.

Lembre-se: Manter um ambiente de trabalho seguro e evitar acidentes é responsabilidade de todos.

Fontes: TRT, Minha Vida

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