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Dobradinha Saudável: Alimentação Equilibrada + Atividade Física

Dobradinha Saudável: Alimentação Equilibrada + Atividade Física

Quer ser mais saudável? Alimentação balanceada e atividade física caminham juntas para quem quer mais qualidade de vida. É importante que exista um equilíbrio entre ambas para que alguns objetivos sejam atingidos, como perda de peso, ganho de massa muscular, manutenção do peso ou, simplesmente, a conquista de um corpo sadio.

Alimentação Saudável

Alimentar-se de maneira saudável significa compor as refeições com a maior diversidade possível, agrupando os principais nutrientes – proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Confira algumas dicas:

  • Um prato equilibrado deve ter 1 porção de carboidrato cozido; 1 porção de leguminosa; 1 tipo de carne, de preferência magra; 1 opção de verdura ou legume cozido; 2 a 3 porções de hortaliças cruas.
  • Evite embutidos (linguiça, salame), patês, tortas, frituras e alimentos gordurosos.
  • Não exagere na quantidade de sal.
  • Cuidado com alimentos em que as gorduras estão “escondidas”, como leite integral, queijos amarelos e carnes.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos, para facilitar a digestão.
  • Distribua os alimentos em seis refeições ao longo do dia.
  • Evite fazer suas refeições em frente à televisão, lendo ou mexendo no celular. É importante um ambiente tranquilo.
  • Tome bastante líquido ao longo do dia.
  • Doces devem ser consumidos de 1 a 2 vezes na semana.
  • Consuma em média 3 tipos de frutas ao dia. Opte por frutas menos calóricas (ex.: abacaxi, melão, maçã, pêra, laranja, morango).
  • Procure variar bem as cores da salada: quanto mais colorida, maior será o aporte de micronutrientes (vitaminas e sais minerais).
  • As frituras devem ser reduzidas e substituídas por grelhados e cozidos.

Mexa-se. Pratique exercícios!

Segundo o Instituto Datafolha, 49% dos brasileiros não praticam absolutamente nenhuma modalidade esportiva e somente 3% da população faz atividade física cinco vezes por semana.
Se você faz parte deste seleto grupo que possui um estilo de vida ativo, parabéns! Você já deve sentir todos os benefícios que a atividade física é capaz de proporcionar.
Caso você ainda não tenha iniciado nenhuma atividade física, confira alguns bons motivos para você não perder mais tempo:

  • Reduz o peso corporal, melhora da qualidade do sono, a sensação de bem-estar, alivia o estresse, controla a ansiedade e aumenta a disposição.
  • Auxilia a manutenção dos níveis normais de colesterol, triglicérides, glicemia e pressão arterial, além de diminuir as chances de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, câncer e outras.
  • Melhora a mobilidade articular e a postura, diminui as dores nas articulações, aumenta a resistência física, a força muscular e a densidade óssea.

Para começar

Se você está parado há um bom tempo, não precisa começar fazendo ginástica todos os dias. Quem pratica atividade física 3 vezes por semana, por 30 minutos/dia já não faz mais parte do grupo de sedentarismo. O exercício deve fazer parte de sua rotina, assim como trabalhar, dormir e estudar.
Alguns preferem dançar, outros correr, caminhar, jogar bola, nadar, andar de bicicleta. Não importa a atividade escolhida, o importante é que ela lhe traga prazer.
Caso esteja sem tempo para entrar em uma academia, por exemplo, você pode começar de maneira mais simples: trocar o elevador pelas escadas, descer duas paradas antes do seu ponto de ônibus habitual, deixar o carro na garagem na hora de buscar o pãozinho, levar o cachorro para dar uma volta no parque.
São várias opções para você começar a se mexer. Não perca mais tempo.

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