Blog

Febre amarela: esclareça suas dúvidas e previna-se

Febre amarela: esclareça suas dúvidas e previna-se

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus.

De curta duração (no máximo 10 dias), sua gravidade é variável.

 

Como ocorre a transmissão?

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa ou de macacos para pessoas não existe.

 

Qual a diferença entre a febre amarela silvestre e a febre amarela urbana?

A doença é a mesma, apenas os vetores de transmissão são diferentes. A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, que picam macacos contaminados e depois picam pessoas. Importante afirmar que a morte de macacos é apenas um indicador que a doença está ativa na região. Os macacos também são vítimas da doença, assim como os humanos.

Já a febre amarela urbana é transmitida quando o Aedes aegypti pica uma pessoa doente e depois pica outra pessoa não vacinada, transmitindo a doença. Exatamente como acontece com a dengue, zika e chikungunya. Por isso é fundamental sempre eliminar os possíveis criadouros deste mosquito, como os locais com água parada.

 

Quais são os sintomas?

Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

 

Qual é o tratamento?

Não existe um tratamento específico. A medicação é direcionada para minimizar os sintomas. Ao identificar os sintomas, procure uma unidade de saúde. As formas mais graves podem levar à morte.

 

Como se prevenir?

A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença.

Clique aqui, digite seu endereço (município de São Paulo) e escolha a opção Vacinação, no lado direito, para ver a UBS mais próxima da sua residência.

 

Devido à ocorrência de alguns casos de febre amarela silvestre no estado de São Paulo, será realizada uma campanha de vacinação com dose fracionada da vacina, que terá validade de 9 anos.

Quem viajará para países que exigem o certificado internacional, deverá tomar a vacina não fracionada, válida para a vida inteira.

 

Quem deve tomar a vacina?

A vacina está indicada para todas as pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação. Em locais de surto, pessoas fora dessa faixa etária devem consultar um médico.

 

Quem não pode tomar a vacina?

A vacina é contra-indicada para pessoas com o sistema imunológico debilitado, alérgicos a gema de ovo, bebês com menos de 6 meses e gestantes.

 

Fontes: Ministério da Saúde e G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *