Blog

22 DE MARÇO – Dia Mundial da Água

22 DE MARÇO – Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado todo o dia 22 de março. Foi criado pela ONU – Organização das Nações Unidas com o objetivo de chamar a atenção para este recurso tão importante e escasso. A água está relacionada à nossa saúde em muitos aspectos. O principal deles é que este bem natural é vital para nosso organismo.

 

Qual quantidade de água devemos beber diariamente?
A quantidade de água ideal depende de cada organismo e do ambiente em que a pessoa vive. Pesquisadores indicam entre 6 a 8 copos por dia. Mas diante de alguns fatores é necessário aumentar a ingestão de água:
– consumo de álcool e cafeína
– ambientes com ar condicionado ou aquecidos
– verão e altas temperaturas
– atividade física
– idade: crianças e idosos
– diabetes
– uso de diuréticos

Como saber se estou bebendo água suficiente?
A forma mais simples de saber que está hidratado é observar a cor e o odor da urina.
– Se estiver amarelo claro e sem odor forte: você está hidratado
– Se estiver amarelo escuro e com odor forte: você precisa beber mais água.

Quais são os sintomas de desidratação?
Boca seca, lábios rachados, urina escura e, nos casos mais graves, letargia e confusão mental.

Quais são os benefícios de se manter hidratado?
– Você fica com mais energia: as células do nosso corpo possuem água e estão rodeadas de água. Quando estamos desidratados, as membranas das células ficam menos permeáveis, diminuindo o fluxo de hormônios e nutrientes e causando a sensação de cansaço.
– Sua memória melhora e seu foco aumenta: nosso cérebro é composto de 80% de água. Portanto para funcionar adequadamente, a água é essencial.
– Você fica mais forte e rápido: segundo pesquisas, a queda de 2% na hidratação já causa a perda de força e motivação.
– Sua pele fica mais radiante: a pele é o maior órgão de nosso organismo e precisa de água para produzir novas células, o que gera uma aparência mais radiante. Vale lembrar que uma das principais funções da pele é regular nossa temperatura e a água também é utilizada para este processo.
– Você se sente mais leve: quando não estamos adequadamente hidratados, o organismo retém mais água, causando a sensação de inchaço. Com a hidratação adequada, há menos retenção de líquidos, além do auxílio no funcionamento do intestino.
– Seu humor melhora: segundo pesquisas, a queda de 1,5% na hidratação já causa irritação e mal humor.

Sua fome pode ser sede!
A sensação de fome é um alerta de que o organismo está diminuindo a energia. Já a sensação de sede é um alerta de que o organismo está desidratando. Ambas sensações são geradas na mesma região do cérebro – o hipotálamo – e podem ser frequentemente confundidas. Caso tenha se alimentado a pouco tempo e está sentindo fome, tome um copo de água e veja se a sensação passa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *