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Deixe-se inspirar pelo espírito olímpico: pratique esportes!

Deixe-se inspirar pelo espírito olímpico: pratique esportes!

Deixe-se inspirar pelo espírito olímpico: pratique esportes!

Esportes: superação, força, garra, determinação e conquistas são suas palavras chaves. Ter atletas olímpicos que representem um país é uma honra, resultado merecido de muito esforço e dedicação. Além de medalhas, emoções fortes e comemorações os jogos olímpicos podem deixar outros legados: inspiração e transpiração.

Segundo o Ministério do Esporte, 45,9% dos brasileiros – quase metade da população – são sedentários e 25,6% dos entrevistados afirmaram praticar esportes com frequência (pesquisa realizada em 2013). Se você faz parte do seleto grupo que possui um estilo de vida ativo, parabéns! Caso você ainda não tenha iniciado a prática esportiva, confira bons motivos para você correr atrás do prejuízo:

Alguns benefícios dos esportes

– Aumenta a resistência cardiovascular, prevenindo infartos, derrames e outras doenças do coração
– Melhora a circulação sanguínea, afastando tromboses, varizes e aparecimento de substâncias nas paredes dos vasos
– Ajuda a queimar os quilinhos extras
Bem-estar: melhora da qualidade do sono, alivia o estresse e controla a ansiedade
– Auxilia a manutenção dos níveis normais de colesterol, triglicérides, glicemia e pressão arterial
– Melhora a mobilidade articular e a postura, diminui as dores nas articulações, aumenta a resistência física e a densidade óssea
– Aumenta a disposição e melhora a função respiratória
– Tonifica os músculos e melhora a flexibilidade

Antes de começar

Agora que você já conhece alguns benefícios de aderir aos esportes é importante saber que antes de praticar, deve-se procurar um médico para avaliar seu estado de saúde, suas condições clínicas e físicas. Um profissional de educação física, que é capacitado a prescrever e dar orientações fundamentais também é fundamental. Seja um professor, orientador ou personal trainer, sua formação lhe dá condições de mensurar o tipo, a quantidade, a forma do exercício e do treinamento para que você atinja seus objetivos de maneira mais rápida e segura. A orientação adequada é que fará com que você melhore sua saúde e até conquiste o corpo desejado sem lesões e outras surpresas desagradáveis e graves.

Exageros e falta de planejamento 

Os maiores riscos do treinamento inadequado são as lesões por movimentos errados, onde as posturas incorretas colocam a coluna vertebral e as articulações em descompensação de cargas, além de levar o corpo à fadiga muscular e mental.
Com o exagero e a inadequação, sintomas como insônia, cansaço, dores musculares, distúrbios hormonais, mudanças no humor como irritação, ansiedade, agressividade, e dores de cabeça, aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos alterados também podem ocorrer. Em casos extremos, a exaustão por carga excessiva no sistema cardíaco e respiratório pode levar até ao óbito.

Primeiros passos

A regularidade na prática esportiva e o equilíbrio (tanto o excesso quanto a ausência de atividades são prejudiciais) são peças fundamentais para você ter êxito na sua jornada. Se você está parado há um bom tempo, não precisa iniciar praticando esportes todos os dias. Quem pratica alguma atividade física 3 vezes por semana, por 30 minutos/dia já não faz mais parte do grupo de sedentarismo. O exercício deve fazer parte de sua rotina, assim como trabalhar, dormir e estudar.
Alguns preferem dançar, outros correr, caminhar, jogar bola, nadar, andar de bicicleta. Não importa a atividade escolhida, o importante é que ela lhe traga prazer.
Caso esteja sem tempo para entrar em uma academia, por exemplo, você pode começar de maneira mais simples: trocar o elevador pelas escadas, descer duas paradas antes do seu ponto de ônibus habitual, deixar o carro na garagem na hora de buscar o pãozinho, levar o cachorro para dar uma volta no parque.

 

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