Blog

Vai pegar estrada? Confira dicas para uma viagem tranquila.

Vai pegar estrada? Confira dicas para uma viagem tranquila.

Vai pegar estrada? Confira dicas para uma viagem tranquila.

Relatório divulgado em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que mais de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito. Metade dessas mortes estão nos três grupos mais vulneráveis: pedestres (22%), ciclistas (4%) e motociclistas (23%).

Desde 2003, a taxa do Brasil subiu de 18,7 para 23,4, e já se aproxima dos países com trânsito mais perigoso do mundo. No ranking da OMS de 2013, o país é o 3º mais mortal no trânsito das Américas, atrás apenas de República Dominicana e Belize.

A segurança no trânsito é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável para 2030, e a ONU espera reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes de trânsito até 2020. Faça a sua parte!

Antes da viagem

Revisão preventiva

Níveis de água, combustível do reservatório, óleo do motor, óleo do câmbio, fluído de freio, filtros de ar, etc. O Manual do Proprietário do carro traz os prazos corretos para a troca ou manutenção de todos os fluídos do veículo. Fique atento para cumpri-los. Lembre-se de checar também os faróis e luzes do veículo, assim como, os limpadores de parabrisa.

Alinhamento e Balanceamento

Ambos ajudam a evitar o desgaste excessivo dos pneus, consumo extra de combustível e a instabilidade. A manutenção correta propicia maior conforto e segurança ao dirigir.

Utensílios

Macaco, chave de roda e triangulo. Estes itens são obrigatórios segundo o Código de Trânsito Brasileiro e a falta deles acarreta em multa e pontos na CNH.

Pneus

Os pneus, inclusive o estepe, devem estar devidamente calibrados para manter a estabilidade.

Planejamento de Viagem

Informe-se sobre o caminho: distância, condições climáticas, pontos de parada e postos de combustível. Não se esqueça da documentação pessoal e do veículo.

Combustível

Antes de deixar a cidade de origem, abasteça o carro. Independente da distância, é sempre bom pegar estrada com o tanque cheio.

Descanso

Dormir bem antes de pegar estrada é essencial. Além disso, o motorista deve se programar para fazer paradas a cada 3 horas e, assim, evitar a hipnose rodoviária – fenômeno que prejudica os reflexos e a força motora.

No trajeto

Neblina

Em caso de neblina, não use faróis altos e evite parar no acostamento. O melhor é procurar um posto de gasolina ou outro lugar mais seguro e se a visibilidade estiver muito reduzida, o condutor não deve prosseguir a viagem.

Vidros

Para evitar vidros embaçados, basta fechar todas as janelas e ligar o desembaçador ou o ar-condicionado. Na falta desses recursos, um bom truque é passar, com o auxílio de um pano ou papel, um pouco de detergente do lado de dentro do vidro.

Velocidade

Observe as placas que indicam os limites de velocidade. Nos trechos em obras, reduza a velocidade e obedeça a sinalização local.

Ultrapassagem

Para ultrapassar com segurança é importante ser responsável e cuidadoso. Além de respeitar a sinalização de solo e as placas, é

preciso:

Manter uma boa distância do veículo a ser ultrapassado. Além de ter uma visibilidade mais ampla do fluxo contrário, será possível realizar a retomada de velocidade em sua própria faixa, tornando mais rápida sua estada na contramão.

• Sinalizar com antecedência sua intenção de realizar e finalizar a manobra. Lembre-se que a seta serve para avisar o que você pretende fazer, não o que já está fazendo.

Cinto de segurança

Use sempre o cinto de segurança. Este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Boa viagem!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *