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07/04 – Dia Mundial da Saúde: Movimente-se sempre!

07/04 – Dia Mundial da Saúde: Movimente-se sempre!

A inatividade física é um dos principais problemas da saúde no mundo. Segundo a OMS, cerca de 27% da população mundial não tem o hábito de praticar atividades físicas de forma regular.
A entidade tem o objetivo de reduzir o sedentarismo em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

O que é atividade física?
A OMS – Organização Mundial da Saúde define atividade física como qualquer movimento corporal realizado pelos músculos esqueléticos que exija gasto de energia, incluindo atividades realizadas durante o trabalho, brincadeiras, realização de tarefas domésticas, viagens e envolvimento em atividades recreativas.

Qual é a quantidade de atividade física recomendada pela Organização Mundial de Saúde?
Para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos
– atividade física de intensidade moderada à vigorosa: pelo menos 60 minutos diariamente.
– atividades que fortaleçam músculos e ossos: pelo menos 3 vezes por semana.

Adultos de 18 a 64 anos
– atividade física de intensidade moderada à vigorosa: pelo menos 150 minutos na semana ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa na semana ou uma combinação entre ambas.
– para benefícios adicionais à saúde: atividade física de intensidade moderada por pelo menos 300 minutos por semana, ou equivalente.
– atividades de fortalecimento muscular: 2 ou mais dias por semana.

Adultos com 65 anos ou mais
Devem seguir a mesma indicação para os adultos de 18 a 64 anos, adicionando atividade física para melhorar o equilíbrio e prevenir quedas, 3 ou mais dias por semana, principalmente para aqueles com pouca mobilidade.

Em todas as idades, é indicado consultar um médico e verificar a atividade e intensidade mais adequada.

Quais são os benefícios da atividade física regular?
– melhora da aptidão muscular e cardiorrespiratória
– melhora da saúde óssea e funcional
– redução do risco de hipertensão, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes, vários tipos de câncer (incluindo câncer de mama e câncer de cólon) e depressão
– redução do risco de quedas
– fundamental para o equilíbrio energético e controle de peso
– aumenta a sensação de bem-estar e autoestima

Como se movimentar mais?
Incluir atividade física em seu dia-a-dia não significa necessariamente ir na academia. É possível se movimentar mais durante sua rotina:
– Faça pequenas caminhadas ao longo do dia. Caminhe 15 minutos de manhã, 15 na hora do almoço e 15 à noite.
– Suba de escada alguns lances ao invés de usar sempre o elevador.
– Leve o cachorro para passear.
– Vá ao mercado a pé.
– Estacione o carro em uma vaga mais longe ou desça um ponto antes.
– Pule corda.
– Ande de bicicleta, patins, skate.
– Jogue bola com a família ou amigos.
– Coloque uma música que você goste e dance.
– Alongue-se, principalmente após muito tempo sentado.
– Jogue videogame utilizando os sensores de movimento.
– Limpe a casa, varrendo, passando pano no chão.

É sempre bom lembrar que alguma atividade é sempre melhor do que nenhuma. O corpo humano foi feito para se mexer. Mantenha-se em movimento.

Fonte: Organização Mundial da Saúde

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