Blog

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Mundial de Combate  à Tuberculose

Quando falamos em tuberculose, muitos tem a ideia de uma doença antiga e que não existe mais. Mas a tuberculose ainda existe e acomete cerca de 10 milhões de pessoas no mundo, levando cerca de um milhão a óbito por ano. No Brasil, ocorrem 70 mil casos novos anualmente, com a ocorrência de 4,5 mil mortes.

O que é tuberculose?
A tuberculose é uma doença causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. Ela atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. Trata-se de uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa para outra.

Como a tuberculose é transmitida?
A tuberculose é transmitida por gotículas respiratórias no ar. Ao falar, espirrar ou tossir, a pessoa com tuberculose expele pequenas gotas de saliva que contém o bacilo de Koch. Outra pessoa aspira esta gotícula contaminada e a transmissão é realizada. Cada paciente com tuberculose pulmonar não tratada pode infectar cerca de 10 a 15 pessoas por ano.

Quais são os principais sintomas?
– Tosse, com ou sem secreção (com ou sem sangue)
– Cansaço excessivo
– Falta de ar
– Febre baixa, principalmente à tarde
– Sudorese noturna
– Falta de apetite
– Perda de peso
– Rouquidão
– Fraqueza

Vale alertar que muitas pessoas com tuberculose não apresentam sintomas. Mas ao notar uma tosse persistente por 3 semanas ou mais, procure um médico. A tuberculose tem tratamento.

Como é o tratamento da tuberculose?
O tratamento da tuberculose é realizado com antibióticos, que devem ser tomados diariamente, por um período mínimo de 6 meses. A duração total do tratamento é definida pelo médico e deve ser respeitada à risca. A desistência do tratamento antes do término pode gerar uma tuberculose resistente aos medicamentos existentes.

Como prevenir a tuberculose?
A principal maneira de prevenir a tuberculose é vacinar as crianças com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é indicado manter ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar, evitar aglomerações em ambientes fechados e ter hábitos saudáveis para manter a perfeita imunidade do organismo.

 

CURIOSIDADE
Apesar de existir a expressão “ouvido de tuberculoso” para dizer que a pessoa tem uma audição acima do normal, a doença não aumenta a audição e até prejudica em alguns casos. Não há uma explicação exata de como a expressão surgiu, mas existem algumas hipóteses. Por muitos anos a tuberculose não tinha tratamento e os doentes eram isolados. Por estarem um um lugar muito silencioso, ficavam atentos a qualquer barulho. Também havia muito preconceito com quem tinha tuberculose e as pessoas cochichavam para falar a respeito do doente. Com isso, o paciente estava sempre atento às conversas alheias para saber se estavam falando dele.

Fonte: Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *