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Janeiro Branco – Cuide de sua saúde mental

Janeiro Branco  – Cuide de sua saúde mental

A saúde mental ainda é um assunto cercado de preconceitos, mas os problemas mentais acometem milhões de pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, 60 milhões apresentam distúrbio bipolar, 50 milhões têm demência e 23 milhões são esquizofrênicos.

O que é o Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é uma campanha que tem por objetivo colocar a saúde mental em evidência para sua devida prevenção e tratamento.

O que é saúde mental?
Segundo a OMS, saúde mental não é apenas a ausência de doenças mentais, mas também é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Como cuidar de sua saúde mental?
-Fale sobre os seus sentimentos: isso ajuda a manter uma boa saúde mental e a lidar com problemas que possam surgir.
-Seja ativo: realizar uma atividade física regular proporciona mais autoestima e sensação de bem-estar, além de auxiliar no funcionamento do cérebro e demais órgãos vitais.
-Coma de forma saudável: o cérebro precisa de uma alimentação rica em nutrientes para funcionar bem, assim como todos os órgãos de nosso organismo.
-Beba com moderação: muitas pessoas bebem para mudar de humor e esquecer os problemas. Mas além de ter efeito apenas temporário, o álcool é prejudicial para o funcionamento do cérebro e do organismo. Beber não é a solução para enfrentar as dificuldades.
-Mantenha contato com pessoas: mesmo que não seja presencialmente, o contato com familiares e amigos ajuda a lidar com o stress do cotidiano e ver os problemas por uma outra perspectiva.
-Peça ajuda: é comum para todos os seres humanos, alguma vez na vida, se sentir cansado dos problemas e decepcionado quando as coisas não saem como planejado. Se você está com dificuldades para lidar com determinadas situações, converse com amigos, familiares ou com um profissional.
-Faça pausas: uma mudança de ritmo é importante para a saúde mental. Alguns minutos para respirar fundo e relaxar consigo mesmo ou um fim de semana explorando um lugar novo. Reserve um tempo para você. Às vezes, o mundo pode esperar.
-Tenha um hobby: fazer alguma coisa que você gosta, mantém a mente ocupada, muda o humor e faz com que os problemas sejam esquecidos por um tempo.
-Aceite quem você é: todos os seres humanos são diferentes entre si. Você é um ser único, com qualidades e defeitos. Concentre-se no que você é bom, reconheça o que você deve melhorar e mude de forma gradual.
-Cuide dos outros: ajudar amigos e familiares aproxima os relacionamentos. Ser voluntário em alguma ação social faz com que você se sinta útil, aumenta a autoestima e proporciona olhar o mundo de um outro ângulo, colocando seus problemas em perspectiva.

Fontes: OMS, www.mentalhealth.org.uk, www.janeirobranco.com.br

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