Blog

Outubro rosa e novembro azul: A melhor forma de combater o câncer é se prevenir!

Outubro rosa e novembro azul: A melhor forma de combater o câncer é se prevenir!

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul têm o objetivo de alertar sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama e de próstata, respectivamente. Estes são os principais tipos de câncer que acometem mulheres e homens em todo o mundo.

O que é o câncer?
O câncer é uma doença causada pelo crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Há vários tipos de câncer, que se diferem conforme o tipo de célula do organismo, a velocidade de multiplicação e a capacidade de invadir outros tecidos e órgãos.

O que causa o câncer?
O câncer não tem uma causa única. Existem diversas causas classificadas como:
– Externas: mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, consumo (alimentos, medicamentos), hábitos e estilo de vida.
– Internas: hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. Vale ressaltar que os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos são raros. Mas alguns fatores genéticos podem tornar determinadas pessoas mais suscetíveis à ação dos agentes externos.
Os fatores externos e internos podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

Como se prevenir?
A prevenção do câncer está relacionada a evitar a exposição aos fatores de risco, adotando um modo de vida saudável e detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres iniciais que não apresentam sintomas. Confira as principais dicas:
– Mantenha uma alimentação saudável: dê preferência a alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evite os alimentos industrializados (prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru).
– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: o consumo de bebida alcoólica contribui para o risco de desenvolver câncer, principalmente se combinado com tabaco.
– Pratique atividades físicas regularmente: caminhe, dance, troque o elevador pelas escadas, leve o cachorro para passear, cuide da casa ou do jardim ou pratique algum esporte que goste. O importante é estar em movimento.
– Mantenha o peso corporal adequado: estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso.
– Não fume: ao fumar você libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
– Realize os exames preventivos, conforme sua faixa etária e histórico familiar: consulte o seu médico e verifique a frequência mais indicada ao seu histórico. Para mulheres: exame preventivo do câncer do colo do útero, mamografia; para homens: exame de toque retal e da dosagem do PSA.
– Vacine-se: contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) e contra a hepatite B.
– Proteja-se do sol: evite a exposição solar entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
– Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho: agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes é o ideal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, de 30 a 50% das ocorrências de câncer podem ser prevenidas.

Fontes: INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *