07/04 - Dia Mundial da Saúde: Movimente-se sempre!

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

A inatividade física é um dos principais problemas da saúde no mundo. Segundo a OMS, cerca de 27% da população mundial não tem o hábito de praticar atividades físicas de forma regular. A entidade tem o objetivo de reduzir o sedentarismo em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

O que é atividade física? A OMS - Organização Mundial da Saúde define atividade física como qualquer movimento corporal realizado pelos músculos esqueléticos que exija gasto de energia, incluindo atividades realizadas durante o trabalho, brincadeiras, realização de tarefas domésticas, viagens e envolvimento em atividades recreativas.

Qual é a quantidade de atividade física recomendada pela Organização Mundial de Saúde? Para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos - atividade física de intensidade moderada à vigorosa: pelo menos 60 minutos diariamente. - atividades que fortaleçam músculos e ossos: pelo menos 3 vezes por semana.

Adultos de 18 a 64 anos - atividade física de intensidade moderada à vigorosa: pelo menos 150 minutos na semana ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa na semana ou uma combinação entre ambas. - para benefícios adicionais à saúde: atividade física de intensidade moderada por pelo menos 300 minutos por semana, ou equivalente. - atividades de fortalecimento muscular: 2 ou mais dias por semana.

Adultos com 65 anos ou mais Devem seguir a mesma indicação para os adultos de 18 a 64 anos, adicionando atividade física para melhorar o equilíbrio e prevenir quedas, 3 ou mais dias por semana, principalmente para aqueles com pouca mobilidade.

Em todas as idades, é indicado consultar um médico e verificar a atividade e intensidade mais adequada.

Quais são os benefícios da atividade física regular? - melhora da aptidão muscular e cardiorrespiratória - melhora da saúde óssea e funcional - redução do risco de hipertensão, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes, vários tipos de câncer (incluindo câncer de mama e câncer de cólon) e depressão - redução do risco de quedas - fundamental para o equilíbrio energético e controle de peso - aumenta a sensação de bem-estar e autoestima

Como se movimentar mais? Incluir atividade física em seu dia-a-dia não significa necessariamente ir na academia. É possível se movimentar mais durante sua rotina: - Faça pequenas caminhadas ao longo do dia. Caminhe 15 minutos de manhã, 15 na hora do almoço e 15 à noite. - Suba de escada alguns lances ao invés de usar sempre o elevador. - Leve o cachorro para passear. - Vá ao mercado a pé. - Estacione o carro em uma vaga mais longe ou desça um ponto antes. - Pule corda. - Ande de bicicleta, patins, skate. - Jogue bola com a família ou amigos. - Coloque uma música que você goste e dance. - Alongue-se, principalmente após muito tempo sentado. - Jogue videogame utilizando os sensores de movimento. - Limpe a casa, varrendo, passando pano no chão.

É sempre bom lembrar que alguma atividade é sempre melhor do que nenhuma. O corpo humano foi feito para se mexer. Mantenha-se em movimento.

Fonte: Organização Mundial da Saúde

Voltar ao índice