Outubro Rosa - A prevenção está em suas mãos

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

Outubro Rosa - A prevenção está em suas mãos

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a prática regular de atividade física, controle de peso, alimentação balanceada, baixo consumo de bebida alcoólica e estilo de vida saudável, ajudam a reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama.

Faça atividade física

O recomendado é a prática de 150 minutos de atividade física moderada por semana. Caso você não tenha tempo de ir a uma academia ou clube, procure alternativas como: Trocar o carro pela bicicleta ou por uma caminhada Descer um ponto de ônibus ou uma estação de metrô antes do seu destino Tentar estacionar não tão próximo de seu local de trabalho e andar o resto do caminho Usar as escadas em vez do elevador ou das escadas rolantes Ser fisicamente ativa deixa a vida mais saudável e até mais feliz, em qualquer idade. Pode reduzir a chance de doenças graves, como as do coração, acidentes vasculares cerebrais, diabetes tipo 2, cânceres e reduzir o risco de morte precoce em até 30%. Além disso, melhora a autoestima, o humor, a qualidade do sono e a energia, bem como reduzir o risco de depressão, ansiedade e ainda ajudar a controlar o estresse.

Alimente-se bem

Dê preferência para alimentos frescos e refeições preparadas em casa Tente incorporar pelo menos cinco porções de diferentes frutas e vegetais em sua alimentação diária, além de grãos e cereais Coma em intervalos regulares Nunca fique muito tempo em jejum e tome um bom café da manhã Evite alimentos prontos e industrializados, que são cheios de gordura, açúcar e sal Mudar a alimentação é uma questão de adquirir um novo hábito.

Cuide da saúde mental

Esteja mais atenta ao momento presente, incluindo seus pensamentos, sentimentos, seu corpo e o mundo ao seu redor. Isso pode mudar positivamente a maneira como você se sente sobre a vida e como lida com os desafios. Conecte-se com as pessoas ao seu redor: sua família, amigos, colegas e vizinhos. Use seu tempo para aprimorar esses relacionamentos.

Cuidados com a mama

Alterações da mama podem acontecer por várias razões, a maioria delas não é grave. Muitas mulheres têm nódulos mamários, e nove em cada dez não são câncer. Conheça o seu corpo e a sua mama. Se você encontrar mudanças na mama que não são normais para você, é melhor consultar o seu médico assim que possível. Ele é importante para descartar o câncer de mama. Caso o câncer seja detectado, então o tratamento apropriado deve ser planejado tão rapidamente quanto possível. Você pode realizar exames de rotina como mamografia a partir dos 50 anos*, e depois a cada dois anos se os exames estiverem sem alterações. *Na ausência de câncer de mama na família.

Exame Papanicolau

Após o início da atividade sexual, mulheres devem realizar anualmente o exame para rastreio de câncer de colo de útero, além de inflamação vaginal e doenças sexualmente transmissíveis como o HPV. Recomenda-se realizá-lo até os 65 anos. Fontes: NHS Choices, Ministério da Saúde, Cuidados Mil, Estadão e US Preventive Services Task Force.

Voltar ao índice