Como se prevenir do coronavírus

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

O mundo está acompanhando o surgimento e as ocorrências do novo coronavírus. Já são mais de 6.000 casos confirmados, grande parte na China, com mais de 100 mortes. Mas até o momento, não há motivo para pânico.

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus que surgiu na China que causa infecção respiratória. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias leves a moderadas. Alguns coronavírus podem causar doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012. Este novo vírus ainda está sendo estudado.

Como o novo coronavírus é transmitido?

Até o momento, ainda não foi definido se o novo coronavírus é altamente contagioso, mas a contaminação de pessoa para pessoa já foi confirmada. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Importante ressaltar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, sem o aparecimento de sintomas.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Febre

Tosse

Dificuldade para respirar

Se você sentir estes sintomas e tiver viajado para a China nos últimos 14 dias, procure ajuda médica.

Como se prevenir do novo coronavírus?

Até o momento, o Ministério da Saúde orienta evitar viagens à China e manter cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas:

Evite contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.

Lave frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e após tossir ou espirrar.

Use lenço descartável para higiene nasal, descarte-o imediatamente após o uso e lave as mãos.

Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir.

Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Evite contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Voltar ao índice