Dia Mundial da Saúde: Mantenha-se saudável na pandemia

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Estamos vivendo a pandemia do COVID-19. Com isso, o desafio de manter hábitos saudáveis e redobrar os cuidados com a higiene nunca foram tão importantes. Fique atento às dicas a seguir!

AO SAIR DA CASA 

• Se possível, use blusa de manga comprida.

• Prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis e colares.

• Mantenha distância de no mínimo 1 metro das pessoas.

• Não toque seu rosto antes de higienizar as mãos.

• Se espirrar ou tossir, cubra a boca com um lenço descartável ou com o cotovelo.

AO VOLTAR PARA CASA

• Tire os sapatos antes de entrar em casa.

• Tire a roupa e tome banho. Se não for possível, lave as partes que estavam expostas e troque de roupa.

• Limpe com álcool 70 os objetos que trouxe como bolsa, carteira, mochila, embalagens. O que for possível também pode ser lavado com água e detergente.

• Após se lavar, limpe tudo que tocou como maçanetas, interruptores, superfície onde colocou objetos, etc.

• Não é possível uma descontaminação total, portanto sempre mantenha os cuidados de lavar as mãos e não colocar a mão nos olhos, boca e nariz.

TRABALHANDO EM CASA

• Estabeleça uma rotina com hora de trabalho, tempo para as refeições e para o lazer.

• Se possível, separe um local de trabalho iluminado, silencioso e ergonômico.

• Troque de roupa, não fique de pijama o dia inteiro.

• Avise as pessoas de sua casa que está trabalhando, especialmente quando estiver em reunião online.

MANTENHA SUA SAÚDE MENTAL

• Fique calmo e mantenha-se com o pensamento positivo de que esta fase irá passar.

• Mantenha-se informado, mas selecione fontes confiáveis e limite o tempo para ver notícias sobre a pandemia. 

• Estabeleça contato on-line com as pessoas que gosta.• Mesmo que não esteja trabalhando, estabeleça uma rotina.

• Faça exercícios físicos regularmente, mesmo dentro de casa. Há muitas opções on-line e gratuitas.

• Aproveite para fazer um curso on-line, ler livros, assistir filmes e séries.

• Caso necessite de ajuda, busque ajuda psicológica on-line.

Fontes: Ministério da Saúde, World Health Organization.

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