Dia Mundial do Coração

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As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e no Brasil. A cada ano, mais de 17 milhões de pessoas morrem mundialmente. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final de 2018, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação.

Muitas vidas poderiam ser salvas com a inclusão de hábitos saudáveis e cuidados preventivos frente aos principais fatores de risco. Com a finalidade de conscientizar a todos sobre a importância de cuidar da saúde do coração, a Organização Mundial de Saúde criou o Dia Mundial do Coração e entidades sociais promovem o Setembro Vermelho. Confira os principais fatores de risco e respectivas formas de prevenção para cuidar do seu coração.

COLESTEROL - Adote uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e fibras. - Opte por mais grelhados ou assados e menos frituras. - Uma vida menos estressada diminui o risco de infarto e reduz o colesterol. - A prática de exercícios físicos reduz os níveis de colesterol no sangue. - Faça uso de medicamentos regularmente, se indicados por seu médico.

HIPERTENSÃO ARTERIAL - Pressão arterial acima de 12 por 8 já é um alerta. - A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento. Procure seu médico e faça uso de medicamentos regularmente. - Tenha uma alimentação saudável, diminua o sal e evite excessos de bebidas alcoólicas. - Mexa-se! A prática de exercícios físicos contribui para o controle da pressão arterial.

TABAGISMO - O tabagismo é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo. - Além de prejudicar a saúde do fumante, o hábito de fumar também prejudica a saúde dos familiares, pois a fumaça possui cerca de sete mil elementos químicos, sendo alguns desses cancerígenos. - Pare de fumar e viva mais e melhor. Procure ajuda médica.

DIABETES - Praticar exercícios físicos ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. - Mantenha um bom plano alimentar para evitar o risco de diabetes. - Diabetes sem tratamento pode causar outras doenças, incluindo AVC (derrame) e infarto. - Faça uso de medicamentos regularmente, se indicados por seu médico.

ESTRESSE - Encare a vida com bom humor. - Inclua em seu dia-a-dia atividades físicas, mentais e recreativas. - Para eliminar o estresse, respire de forma lenta e profundamente. - Tenha uma alimentação rica em cereais integrais, vegetais e frutas. - Preserve suas horas de sono. O sono é fundamental para combater o estresse. - Ao se sentir muito estressado ou com distúrbios da qualidade do sono, procure ajuda médica.

SEDENTARISMO - O sedentarismo é a causa de doenças como a hipertensão, diabetes, aumento de colesterol e estresse. - A prática de exercícios ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis, além de aumentar a energia e o bem-estar. - Caminhadas diárias de 30 minutos são uma boa opção para começar. - Inclua pequenas mudanças diárias, como trocar o elevador pelas escadas. - Escolha uma atividade que mais combine com você e pratique regularmente. - Combine uma alimentação equilibrada à prática regular de atividades físicas.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia, World Heart Federation.

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