Dia Nacional de Combate ao Colesterol 2021

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O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. No Brasil, mais de 18 milhões de pessoas apresentam níveis de colesterol acima do recomendado.

O que é o colesterol?

O colesterol é um conjunto de gorduras, essencial para diversas funções do nosso organismo, como produzir hormônios e ácidos biliares e metabolizar vitaminas.

Quais são os principais tipos de colesterol?

HDL: é o colesterol “bom” que limpa o colesterol das artérias e transporta até o fígado para ser excretado. 

LDL: é o colesterol “ruim” que pode se acumular nas artérias e formar placas que dificultam o fluxo sanguíneo para órgãos vitais como coração e cérebro. 

Quais são as causas do colesterol alto?

Geralmente o colesterol alto está diretamente relacionado com uma alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Também existem causas genéticas. Mas atenção: achar que apenas pessoas acima do peso podem ter problemas de colesterol é um mito! Pessoas magras também podem estar com os níveis de gordura no sangue acima do recomendado.

Quais são os riscos do colesterol alto?

O colesterol ruim (LDL) acima do índice adequado forma placas de gordura nas artérias, chamadas ateromas. Com isso, o fluxo sanguíneo fica prejudicado e pode ser obstruído, causando infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

O colesterol alto é um fator de risco silencioso, que não apresenta sintomas. Por isso é muito importante consultar anualmente um médico para realizar os exames preventivos.

Como prevenir o colesterol alto?

Tenha uma alimentação equilibrada: diminua o consumo de produtos industrializados, evitando as gorduras saturadas e trans; reduza as frituras; coma frutas, verduras, legumes e grãos; dê preferência às carnes magras grelhadas e assadas; consumas as gorduras boas como azeite de oliva, abacate e nozes.

Faça exercícios físicos regularmente: tanto aeróbicos como fortalecimento muscular.

Controle seu estresse: reserve tempo para momentos de lazer, converse com amigos.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia, Ministério da Saúde.

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