Viagem à vista - Confira dicas e vá tranquilo

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

Férias escolares das crianças, feriados com emenda, roteiro dos sonhos...seja lá qual for o motivo, sempre começamos o ano pensando na próxima viagem. Confira nossas dicas para que imprevistos não atrapalhem seu tão sonhado descanso.

Deixe a casa em ordem

Na temporada das férias aumentam os casos de roubos, furtos e imprevistos domésticos. Evite aborrecimentos, deixe sua moradia segura: Segurança: Desligue os portões automáticos para evitar que os sensores sejam hackeados. Peça para alguém de confiança regar as plantas, pegar a correspondência e demonstrar que há circulação de pessoas na casa. Suspenda assinatura de jornais e revistas. Tranque todas as portas, portões e janelas (sem deixar os cadeados voltados para o lado de fora). Deixe o alarme de segurança acionado. Desligue a campainha. Não comente sobre a viagem com estranhos. Guarde dinheiro e jóias em cofres ou no banco. De vez em quando, ligue para um vizinho de confiança para saber se está tudo bem. Cozinha: Limpe a geladeira, descarte os alimentos que possam apodrecer ou estejam com a validade próximo ao vencimento. Se a viagem for longa, o ideal é deixar a geladeira desligada. Não deixe louça suja e feche a válvula de gás. Insetos: Para evitá-los, coloque desinfetante nos vasos sanitários e deixe-os tampados. Faça uma boa faxina, lave roupas, vasilhas e esvazie todos os lixos da casa. Energia: Desligue os eletrodomésticos e, se possível, desligue a chave geral. Além de proteger os aparelhos de possíveis quedas de energia ainda economiza na conta de luz. Contas: Deixe as contas pagas ou agendadas e viaje em paz. Vazamento: Deixe o registro de água fechado para evitar surpresas desagradáveis. Pets: Se seu amiguinho não for na viagem, procure clínicas veterinárias ou associações que ofereçam hospedagem ou deixe-o na casa de amigos ou parentes com que ele já tenha convivência.

Pé na estrada

Vai de carro? Saiba que é durante as férias que os acidentes rodoviários atingem as maiores estatísticas. Calma, sem pânico! A maior parte deles poderia ser evitada com manutenção preventiva. Confira o que deve ser checado antes de partir: Parabrisa: Cheque se as lâminas e as borrachas da palheta estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Confira se o desembaçador está funcionando e se o nível do reservatório de limpeza está bom. Antes de sair de casa limpe bem os vidros: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Filtros de ar, óleo e combustível: As trocas desses sistemas devem ser feitas conforme indicação no Manual do Proprietário. Trocar o óleo sem trocar o filtro diminui a vida útil do lubrificante, por exemplo. Combustível e lubrificantes: Dê preferência por postos conhecidos e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada. Freios: O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos devem ser checados com regularidade. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, faça uma avaliação mais minuciosa. Velas e cabos: A maioria dos fabricantes indicam que as velas devem ser examinadas a cada 10 mil km e os cabos trocados a cada 50 mil km. Qualquer falha neste sistema pode ocasionar desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outros componentes. Suspensão: Além dos amortecedores, molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais também merecem inspeção. Correia dentada: A troca preventiva desse elemento deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação a cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor. Radiador: Respeite a data limite de troca do líquido de arrefecimento do motor. Peça para seu mecânico conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d?água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel. Sistema elétrico, faróis e lâmpadas: Antes de viajar é importante fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas, lanternas, faróis, piscas e fusíveis do carro. Pneus: Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Faça rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante. Já o alinhamento, quando houver desequilíbrio direcional, ou na troca do conjunto. Triângulo, macaco e chave de roda: Não confira apenas se os itens estão no carro, faça uma checagem de funcionamento. Um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada, por exemplo.

Antes de sair, lembre-se de levar:

Carteira de Motorista ou RG Passagens Reserva do hotel/pousada Voucher do transfer/locação de automóvel

Viagem internacional:

Passaporte Visto de entrada (exigido em alguns países) Dinheiro, Travel Money e cartão de crédito ? Comprovante de vacinação (se necessário)

Vá com a saúde em dia:

Caderneta de vacinação completa Medicamentos de uso contínuo Medicamentos de uso emergencial Seguro viagem

Colocar na bagagem:

Identificador de bagagens Cadeados e chaves das malas Máquina fotográfica e baterias Adaptador de tomada universal Roupas, sapatos e acessórios Kit higiene Fontes: Porto Seguro, SulAmérica, Quatro Rodas, Auto Esporte e Vida de Turista.

Voltar ao índice