Janeiro Branco 2022

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

A campanha Janeiro Branco foi criada para conscientizar sobre a importância de falarmos e cuidarmos de nossa saúde mental.

O que é saúde mental?

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Por que é importante saber lidar com as próprias emoções?

Vivenciar emoções boas e ruins faz parte da vida de qualquer ser humano. Mas saber lidar com as próprias emoções é essencial para manter a saúde física e mental, já que um sentimento mal resolvido pode causar doenças. E esse “saber lidar” significa identificar a emoção e expressá-la de forma adequada.

Quais atitudes demonstram que eu sei lidar com as minhas emoções?

Aceitar bem as situações negativas: todos nós viveremos altos e baixos na vida. Estar aberto a estas possibilidades facilita o gerenciamento das emoções negativas. 

Conseguir enxergar os problemas como um observador: ficar revivendo em pensamento e “remoendo” uma experiência negativa não ajuda a superar a situação. É melhor olhar a questão de fora, como um observador, para encontrar soluções e transpor o obstáculo.

Ser honesto com você mesmo sobre o que sente: é importante estar em sintonia com o que está sentido. Admitir que sente raiva, irritação ou decepção é muito melhor do que simplesmente reprimir estes sentimentos. Expressar o que realmente sente, de forma adequada, facilita o relacionamento com todos a sua volta.

Saber pedir desculpas: errar faz parte do ser humano. Admitir que errou e pedir desculpas é essencial para seguir em frente.

Buscar ajuda quando precisa: quem está em contato com os próprios sentimentos tem mais facilidade em identificar quando não está conseguindo lidar sozinho com a situação e necessita da ajuda profissional para gerenciar suas emoções.

Fontes: HIAE, Superinteressante.

Voltar ao índice

Nós utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes conforme descrito em nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.