Mantenha sua Saúde Mental também durante a pandemia

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A cada dia cresce a quantidade de pessoas com ansiedade, depressão e outros transtornos. O medo de contaminação e o isolamento social causados pela pandemia podem agravar a situação.

O QUE É SAÚDE MENTAL?

Especialistas definem o termo como a forma com que lidamos com as emoções diárias que vivemos, sejam boas ou ruins. Diariamente vivemos exigências, mudanças, obstáculos, e temos que lidar com sentimentos como alegria, tristeza, frustração, satisfação. Nossa resposta a tudo isso indica como está a qualidade de nossa saúde mental.

QUEM PODE APRESENTAR PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL?

Todas as pessoas podem ser afetadas por problemas de saúde mental, em algum momento da vida, de maior ou menor gravidade. Algumas situações podem servir de gatilho para início do problema como conflitos familiares, dificuldades financeiras, adolescência, divórcio, menopausa, envelhecimento, luto, desemprego, fatores genéticos, fatores infecciosos, traumas. 

O QUE É ESPERADO SENTIR NA PANDEMIA?

A situação de pandemia faz com estejamos em estado de alerta com frequência, preocupados, estressados e nos sentindo impotentes frente às incertezas. Todas essas reações fazem parte do momento que estamos vivendo.

O QUE FAZER PARA MANTER A SAÚDE MENTAL?

• Estabeleça uma rotina com horários para acordar, realizar suas atividades, se alimentar, dormir, etc.

• Alimente-se de forma saudável, dando preferência aos legumes, verduras e frutas.

• Faça exercícios físicos regularmente - eles liberam hormônios diretamente relacionados ao bem-estar físico e psicológico.

• Controle seu estresse, evitando situações que te deixam estressado ou, se não é possível evitá-las, mudando sua atitude diante delas.

• Mantenha contato, mesmo que virtual, com amigos e familiares.

• Reserve tempo para atividades de lazer que você goste ou para relaxar e não fazer nada.

• Limite o tempo vendo notícias sobre a pandemia e sempre escolha uma fonte confiável.

• Evite o uso do tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções.

• Durma bem - durante o sono nosso organismo realiza processos biológicos essenciais para a manutenção de nossa saúde física e mental.

Sempre que sentir dificuldades em lidar com suas emoções, busque ajuda de um profissional.

Fontes: Ministério da Saúde, Fundação Fiocruz, Hospital Israelita Albert Einstein

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