22 DE MARÇO - Dia Mundial da Água

Comunicação e Marketing

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O Dia Mundial da Água é celebrado todo o dia 22 de março. Foi criado pela ONU - Organização das Nações Unidas com o objetivo de chamar a atenção para este recurso tão importante e escasso. A água está relacionada à nossa saúde em muitos aspectos. O principal deles é que este bem natural é vital para nosso organismo.

 

Qual quantidade de água devemos beber diariamente? A quantidade de água ideal depende de cada organismo e do ambiente em que a pessoa vive. Pesquisadores indicam entre 6 a 8 copos por dia. Mas diante de alguns fatores é necessário aumentar a ingestão de água: - consumo de álcool e cafeína - ambientes com ar condicionado ou aquecidos - verão e altas temperaturas - atividade física - idade: crianças e idosos - diabetes - uso de diuréticos

Como saber se estou bebendo água suficiente? A forma mais simples de saber que está hidratado é observar a cor e o odor da urina. - Se estiver amarelo claro e sem odor forte: você está hidratado - Se estiver amarelo escuro e com odor forte: você precisa beber mais água.

Quais são os sintomas de desidratação? Boca seca, lábios rachados, urina escura e, nos casos mais graves, letargia e confusão mental.

Quais são os benefícios de se manter hidratado? - Você fica com mais energia: as células do nosso corpo possuem água e estão rodeadas de água. Quando estamos desidratados, as membranas das células ficam menos permeáveis, diminuindo o fluxo de hormônios e nutrientes e causando a sensação de cansaço. - Sua memória melhora e seu foco aumenta: nosso cérebro é composto de 80% de água. Portanto para funcionar adequadamente, a água é essencial. - Você fica mais forte e rápido: segundo pesquisas, a queda de 2% na hidratação já causa a perda de força e motivação. - Sua pele fica mais radiante: a pele é o maior órgão de nosso organismo e precisa de água para produzir novas células, o que gera uma aparência mais radiante. Vale lembrar que uma das principais funções da pele é regular nossa temperatura e a água também é utilizada para este processo. - Você se sente mais leve: quando não estamos adequadamente hidratados, o organismo retém mais água, causando a sensação de inchaço. Com a hidratação adequada, há menos retenção de líquidos, além do auxílio no funcionamento do intestino. - Seu humor melhora: segundo pesquisas, a queda de 1,5% na hidratação já causa irritação e mal humor.

Sua fome pode ser sede! A sensação de fome é um alerta de que o organismo está diminuindo a energia. Já a sensação de sede é um alerta de que o organismo está desidratando. Ambas sensações são geradas na mesma região do cérebro - o hipotálamo - e podem ser frequentemente confundidas. Caso tenha se alimentado a pouco tempo e está sentindo fome, tome um copo de água e veja se a sensação passa.

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