NOVEMBRO AZUL - A melhor forma de combater o câncer de próstata é se prevenir!

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

Novembro azul é uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O que é a próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O que causa o câncer de próstata? A causa exata da maioria dos cânceres de próstata não é conhecida, mas existem alguns fatores de risco: - idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. - histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio - raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer - obesidade

Quais são os sintomas do câncer de próstata? Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Alguns sinais começam a aparecer na fase avançada:

- Micção frequente - Fluxo urinário fraco ou interrompido - Vontade de urinar frequentemente à noite - Sangue na urina ou no sêmen - Disfunção erétil - Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou - Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés

Como prevenir o câncer de próstata? Alguns exames são realizados para investigar a existência do câncer de próstata: - Exame de toque retal: apesar de todo o preconceito que envolve este exame, ele é indolor e dura apenas alguns segundos. O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. - Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 40 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames.

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

CÂNCER DE PRÓSTATA EM NÚMEROS Em 2018, cerca de 68.220 brasileiros devem receber diagnóstico de câncer de próstata, o de maior incidência entre homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Cerca de 1 em 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. A boa notícia é que o câncer de próstata tem grandes chances de cura, principalmente se diagnosticado em seus estágios iniciais.

Fontes: Oncoguia, INCA, Ministério da Saúde.

Voltar ao índice