Setembro Amarelo 2021

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10 Dicas para cuidar de sua Saúde Mental

Todos nós vivemos diversos desafios diariamente, que geram emoções boas e ruins. O modo como lidamos com nossas emoções está relacionado à qualidade de nossa saúde mental. Por isso, separamos 10 dicas importantes de como manter a saúde mental em dia.

1. O primeiro passo é se conhecer: o autoconhecimento possibilita que você estabeleça objetivos de vida mais aderentes a como você é e ao que gosta de fazer. 

2. Estabeleça uma rotina: organize os diversos compromissos do dia a dia, sempre reservando um horário para se cuidar e para fazer o que é importante para você.

3. Durma bem: um sono de qualidade é essencial para recarregar as energias e manter tanto a saúde física quanto mental. 

4. Faça atividade física regularmente: os exercícios físicos liberam hormônios que promovem a sensação de bem-estar, além de ser importante para a saúde física.

5. Mantenha uma alimentação saudável: independente de estética e composição corporal, é importante escolher alimentos com nutrientes essenciais para o organismo. Também se lembre de sempre se hidratar.

6. Faça atividades que lhe proporcionem prazer: assistir um filme, ler um livro, passear, ter um hobby, meditar ou simplesmente se permitir não fazer nada. O importante é reservar um tempo para fazer o que te oferece bem-estar.

7. Mantenha contato com amigos e familiares: reforce laços com pessoas com quem você possa se divertir e dividir momentos de forma positiva. Afaste-se de pessoas que te fazem mal.

8. Controle o estresse: o estresse faz parte da vida, pois prepara o organismo para reagir e sobreviver. O que é prejudicial é o estresse crônico. Identifique as situações que te causam estresse e mude de atitude diante delas, ou, quando possível, evite-as.

9. Desconecte-se: controle o tempo de uso das redes sociais para administrar melhor seu dia e não prejudicar seu sono. Também é essencial manter uma perspectiva positiva de sua vida, evitando comparar-se com realidades diferentes da sua. Um post é o registro de apenas um curto momento da vida de uma pessoa e não mostra as dificuldades que ela possa estar passando ou já ter vivido.

10. Busque ajuda: sempre que tiver dificuldade em lidar com alguma situação ou frustação que estiver vivendo, busque a ajuda de sua rede de apoio ou de um profissional. Você não precisa enfrentar o que está sentindo sozinho.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein.

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