Seu corpo pede água! 22 de Março - Dia Mundial da Água

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Seu corpo pede água! 22 de Março - Dia Mundial da Água

A água é o nutriente mais importante e abundante no corpo humano. O organismo de um adulto é constituído, em média, por 70% de água. A quantidade varia em função da idade e do sexo. De maneira geral, recomenda-se a ingestão de 2 a 3 litros por dia.

Sem água, nosso organismo só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corporal pode causar a morte e uma perda de apenas 10%, distúrbios graves. Numa situação limite, beber água é mais importante do que se alimentar.

Algumas funções da água no organismo

Controla a pressão sanguínea. Faz com que o sangue circule facilmente, já que a densidade do sangue fica menos espessa. Permite a absorção de vitaminas hidrossolúveis (só são absorvidas pelo organismo com a presença de água), como é o caso das vitaminas C e do complexo B. Diminui as chances de infartos e derrames, já que deixa o sangue mais diluído, fazendo com que ele flua com mais facilidade pelos vasos sanguíneos. Lubrifica as paredes intestinais, facilitando a movimentação do bolo fecal. As fibras precisam de água para passar pelo intestino e, assim, melhorar seu funcionamento. Controla a temperatura do corpo, aumentando a resistência física. Limpa o organismo, livrando-o das substâncias tóxicas que ficam retidas, favorecendo o aparecimento de doenças. Mantém os olhos lubrificados, evitando inflamações e infecções oculares. Protege contra a formação de cálculo renal, já que ajuda os rins a eliminarem toxinas desnecessárias ao organismo. Facilita o transporte de nutrientes. Sem água, o sangue fica mais denso, consequentemente, as vitaminas e minerais não são conduzidos às células com a eficiência necessária. Auxilia na eliminação dos quilinhos extras, por manter o estômago cheio, aumentar a saciedade e a atividade no sistema nervoso, elevando o nível de energia gasto. Proporciona pele e cabelos macios e hidratados. A falta de água deixa a pele desidratada, ácida e sem viço; já os cabelos ficam opacos e quebradiços. Previne câimbras, por manter equilibrada a quantidade de água nos músculos, evitando os espasmos musculares.

Alimentos ricos em água

Consumir alguns alimentos ricos em água podem facilitar, de forma indireta, a reposição diária do nutriente e ainda fornecer vitaminas e minerais. Porções de frutas como abacaxi, laranja, mamão, melancia, melão, uva, mexerica podem ser consumidas 3 vezes ao dia. Saladas cruas, vegetais ralados ou cortados em pedacinhos, no almoço e no jantar, também são essenciais ao bom funcionamento do organismo. Exemplos: abobrinha, alface, tomate, batata, chuchu, rúcula, repolho, cenoura, beterraba, rabanete e pepino.

Bebidas

Se você ainda não tem o hábito de tomar água, pode aumentar a ingestão de líquidos com chás gelados à base de ervas (evite chá preto e mate). Quem for viciado em refrigerante, pode preparar uma receita caseira com uma porção de água normal, uma porção de água com gás e suco concentrado de fruta. Sucos naturais de fruta e água de coco também são ótimas opções de bebidas.

Desidratação

Mesmo sendo essencial à vida, nosso corpo elimina diariamente - em condições normais - em torno de 2300ml de água por meio do suor e da urina. Por isso, é necessária a ingestão de água, para repor o volume que foi perdido e manter o corpo em pleno funcionamento. Primeiros sinais: Aumento da sede, boca seca, irritabilidade, diminuição do volume / urina concentrada e de cor amarelada ou alaranjada, sonolência e dor de cabeça. Casos mais graves: Fraqueza, diarreia, tontura, febre, desmaios e pressão baixa.

Podem aumentar a necessidade de água

Consumo de bebidas alcoólicas; ingestão de café, chá preto e outras bebidas à base de cafeína; calor excessivo; uso de diuréticos; diabetes; crianças e idosos; ambientes com ar condicionado.

Atividade Física

A água controla o cansaço e faz com que o treino seja feito com mais disposição. Esses benefícios reforçam a afirmativa de que quem pratica esportes deve se preocupar em repor a água perdida durante a atividade física. O ideal é que a hidratação seja feita antes, durante (a cada 20 minutos) e depois do treino. Em atividades muito intensas, praticadas em dias muito quentes ou treinos acima de 1 hora, bebidas isotônicas podem ser úteis para a reposição mais rápida de água e sais minerais.   Fonte: Site Minha Vida

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