Sua vacinação está em dia?

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

Sua vacinação está em dia?

Vacinação - Uma simples picadinha ou algumas gotinhas podem salvar vidas. As vacinas protegem e imunizam crianças, adultos e idosos contra diversas doenças causadas por vírus e bactérias. E, muitas dessas enfermidades nem sempre têm cura através de medicação.

Como as vacinas agem no organismo

Logo após ser aplicada, a vacina atinge a corrente sanguínea. Lá, o vírus ou a bactéria - seja morto, vivo ou representado apenas por um pedaço do seu material genético - chamará a atenção das células de defesa, que produzirão um anticorpo contra o invasor. Depois de liquidar esse falso inimigo, as células defensoras memorizam seu perfil e ainda ensinam outras integrantes do sistema imunológico a atacá-lo. Posteriormente, quando houver invasão desse vírus ou bactéria, o organismo já terá todo esquema armado para reconhecê-los. Quando corre o risco de se esquecer da estratégia, doses de reforço servem de treinamento.

Efeitos colaterais

Normalmente, as aplicações são bem toleradas pelo organismo. Mas, há casos em que o corpo produz efeitos adversos. Essas reações são de duas formas: Local Somente na região aplicada. Sintomas: Vermelhidão, inchaço, dor, sangue coagulado e endurecimento do tecido. Sistêmica Quando se espalha pelo corpo. Sintomas: febre, mal-estar, calafrios, fadiga, dor de cabeça, sudorese e dores musculares. De acordo com especialistas no assunto, esses indícios são tipicamente leves e desaparecem dentro de dois ou três dias. ?O risco de ocorrer uma reação mais grave é infinitamente inferior ao risco da própria doença?, afirma o pediatra Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM).

Calendário de vacinação

Crianças *A vacina tetra viral corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela. Adolescentes Adultos Idosos Gestantes **A vacina dTpa também será oferecida para profissionais que atuam em maternidade e em unidade de internação neonatal (UTI/UCI convencional e UCI canguru) atendendo recém-nascidos e crianças menores de 1 ano de idade. Clique aqui e confira o calendário de vacinação original divulgado pelo Ministério da Saúde.

Downloads

Você pode baixar a planilha original, clicando aqui. Abaixo do Calendário de Vacinação, uma planilha está disponível para download. O Ministério da Saúde também disponibiliza uma versão de app para quem quiser instalar no celular (somente sistema Android) O Portal Minha Vida também desenvolveu versões gratuitas para aparelhos Android e iOS. Confira! Fontes: Ministério da Saúde, revistas Saúde, Viva Saúde e Minha Vida  

Voltar ao índice