Tempo seco: dicas práticas para evitar problemas de saúde

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Tempo seco: dicas práticas para evitar problemas de saúde

A baixa umidade do ar e o tempo seco afetam muito a nossa saúde. Além do incômodo e da sensação de cansaço, o clima pesado pode causar problemas respiratórios e alérgicos. A Associação Brasileira de Alergia diz que 30% da população brasileira sofre com problemas alérgicos. E a tendência é piorar. A previsão é que 50% da população em 2050 seja prejudicada por alguma(s) doença(s) por causa de fumaça, poeira, queimadas, poluição, etc. Isso acontece porque a baixa umidade do ar provoca um ressecamento nas mucosas nasais facilitando o aparecimento de doenças. O cuidado deve ser redobrado no caso das crianças e idosos, pela fisiologia e fragilidade do organismo próprios das faixas etárias.

Entenda a umidade relativa do ar

Este termo significa o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade fica mais alta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios e represas ou quanto a temperatura diminui. Confira os graus de criticidade da umidade do ar, segundo a OMS: Entre 21 e 30% ? Estado de Atenção Entre 12 e 20% ? Estado de Alerta Abaixo de 12% ? Estado de Emergência

Principais doenças da época

Rinite alérgica, bronquite, asma, dermatite, faringite, laringite, conjuntivite alérgica, sinusite, pneumonia, além de desidratação, ressecamento da pele e sangramento nasal.

Dicas práticas para driblar os efeitos colaterais do tempo seco

Beba bastante água durante o dia, no mínimo dois litros. Sucos naturais e água de coco também são boas opções. Procure consumir alimentos ricos em água como frutas (abacaxi, laranja, mamão, melancia, melão, uva e mexerica), verduras e legumes (abobrinha, alface, tomate, batata, chuchu, rúcula, repolho, cenoura, beterraba, rabanete e pepino). Se sentir necessidade, use soro fisiológico no nariz e colírio nos olhos. Evite o ar condicionado, pois ele deixa o ar ainda mais seco. Mas se você estiver no trânsito, prefira-o à exposição a poeira e a fumaça de carros. Em casa, abuse dos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Quem não tiver pode usar toalhas molhadas ou bacias com água para ter uma noite mais tranquila. Mantenha a casa limpa, sem poeira e arejada. Para o caso de noites mais frias, os mais alérgicos devem evitar cobertores e, se usarem mantas ou blusas, expor as peças ao sol antes de usar. Evite banhos longos e quentes para não ressecar a pele. Use cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele. Pratique atividades físicas na parte da manhã, no máximo até às 10h, ou no final da tarde, a partir das 17h. Use roupas leves nos dias mais quentes e sempre se proteja com protetor solar. Evite aglomerações em ambientes fechados. Se você costuma ter problemas alérgicos e respiratórios, mantenha o sinal de alerta ligado. Qualquer sinal de uma possível crise, procure um especialista.

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