Tenha orgulho da sua boca

Comunicação e Marketing

Voltar ao índice

20 de março - DIA MUNDIAL DA SAÚDE BUCAL

A cárie é um dos principais problemas mundiais de saúde. Para lembrar a todos sobre a importância de sempre cuidar da saúde bucal foi criado o Dia Mundial da Saúde Bucal.

Por que é importante cuidar da saúde bucal?

A saúde bucal está diretamente relacionada a nossa saúde integral e qualidade de vida. 

Uma boca saudável permite falar, sorrir, cheirar, provar, mastigar, engolir, além de transmitir diversas emoções com confiança e sem dor ou desconforto. 

Também pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e respiratórias, câncer e diabetes. 

O que fazer para cuidar da saúde bucal?

1. Faça uma boa higiene bucal diariamente

Escove os dentes após cada refeição e antes de dormir.Use uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor.Passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia.Lembre-se de escovar a língua.Troque sua escova a cada 3 meses.

2. Faça uma alimentação saudável, evitando açúcar

O açúcar é a principal causa de cáries. Evite comer doces, principalmente entre as refeições.Dê preferência a legumes, frutas, verduras.

3. Evite bebidas alcoólicas

O ácido e o alto teor de açúcar presente na maioria das bebidas alcoólicas podem corroer seus dentes e causar cáries.O consumo excessivo do álcool também causa maior risco para câncer de boca, laringe, faringe e esôfago.

4. Não fume

O cigarro causa mancha nos dentes, mau hálito, perda prematura de dentes, perda do paladar e do olfato.Fumar também aumenta o risco de doenças na gengiva e câncer.

5. Vá ao dentista regularmente

Agende uma consulta para verificação e limpeza, no mínimo uma vez por ano.Grande parte dos problemas bucais podem ser evitados se diagnosticados no início.Em caso de dor, inchaço, sangramento constante, dente quebrado ou sinais de infecção, agende uma consulta com urgência, antes que o quadro se agrave.

Fontes: worldoralhealthday.org

Voltar ao índice

Nós utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes conforme descrito em nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.